A Diferença entre a Crítica Acadêmica de Livros e Artigos

28 May 2014  |  Postado em Dicas para Autores, O Mundo Acadêmico, Textos Acadêmicos   |  Sem Comentário  |  Faça um Comentário

Crítica AcadêmicaCertamente é a diferença entre a extensão de um artigo e a de um livro o aspecto que primeiramente chama mais a atenção quando comparamos os dois tipos de publicação, mas este certamente não é o único ponto que os distingue. O principal deles talvez seja o tipo de contribuição que cada obra é capaz de oferecer a seu campo dentro de seus limites, e é este aspecto que se deve ter em mente ao se fazer uma crítica acadêmica.

Analisando um Artigo

Sendo o artigo uma obra mais breve, por mais completo que seja ele sempre enfrentará o desafio de escolher o melhor recorte para abordar um problema de modo a otimizar sua extensão ao máximo. Assim, um dos maiores desafios de um artigo – e que deve se ter em mente ao se produzir uma crítica acadêmica deste tipo de material – é apresentar claramente um problema e explorá-lo de forma sucinta e clara, a fim de dar uma contribuição relevante a seu campo. Geralmente artigos com propostas bem sedimentadas são fruto de pesquisas mais amplas e isso só aumenta o desafio mencionado, já que o leitor deverá apreender a essência da pesquisa a partir do recorte apresentado pelo artigo e extrair deste algum tipo de contribuição relevante. Neste sentido, a bibliografia eleita para compor o artigo é fundamental, visto que colocar o argumento proposto em diálogo com outras obras e pesquisas relevantes é um dos pontos chaves para enriquecer uma obra de extensão tão breve. Portanto, ao final de uma leitura crítica de um artigo, deve-se perguntar se o mesmo foi capaz de apresentar e argumentar claramente sobre um problema de pesquisa, colocando sua questão em diálogo com outras obras relevantes ao campo e apresentando uma contribuição inovadora, ainda que pontual.

Analisando um Livro

Já a crítica acadêmica do livro deve levar em conta aspectos pontuais e contextuais, por referir-se a um tipo de publicação mais complexa. A escrita de um livro na trajetória acadêmica de um pesquisador denota que o mesmo concluiu algum tipo de ciclo de pesquisa que está ali sendo apresentado e isso deve ser levado em consideração. Antes de adentrar o universo da obra em si, ao analisar um livro deve-se primeiramente investigar quem é o autor, o que esta obra representa em sua trajetória e como dialoga com outras publicações relevantes suas. Deve-se questionar também como a obra dialoga com o campo e que tipo de contribuição inédita oferece, a começar pelo tema que o mesmo aborda. No que tange à estruturação da obra, aqui o autor tem muito mais liberdade para desenvolver um estilo de escrita que num artigo, logo, mais importante que a capacidade de síntese é a capacidade de estruturar o livro de modo a encadear ideias coerentemente, facilitando assim a trajetória de leitura. Por isso, um ponto importante a ser analisado é o índice e sua capacidade de guiar a leitura, levando-se em conta que se trata de uma obra com fins acadêmicos. Embora a bibliografia aqui também seja de grande importância, mais representativa ainda é a contribuição inédita do autor, uma vez que o principal objetivo do livro não é tanto colocar autores em diálogo, mas apresentar algo inédito à sua respectiva área de pesquisa.

No caso de obras que constituem uma compilação temática de artigos produzidos por vários autores, a crítica acadêmica do livro deve levar em consideração a relevância do tema para o campo, bem como a trajetória dos principais autores escolhidos para participar da compilação. Deve-se também destacar a trajetória do organizador do livro e sua relevância como pesquisador. Sendo a compilação uma obra de referências mais dispersas, estes aspectos servirão para indicar o potencial da contribuição do livro à sua área de pesquisa.

 

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