Como citar uma entrevista num artigo acadêmico

08 October 2014  |  Postado em Dicas para Autores, Dissertação Acadêmica, Textos Acadêmicos   |  2 Comentário  |  Faça um Comentário

entrevistaAs citações, sejam de quais tipo ou estilo, são parte fundamental de um artigo acadêmico, já que colocam um trabalho em diálogo com outros, criando redes de conhecimento. Mas para que as citações enriqueçam o conteúdo de um texto e colaborem de modo eficaz para colocar este fim, é necessário que o modo de fazer citações seja organizado e codificado para compreensão da comunidade científica. No Brasil, as diretrizes que orientam a formatação de citações e da estrutura geral de trabalhos acadêmicos são as Normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Porém, no caso de citações, o padrão nacional e o internacional são muito semelhantes, o que facilita uma compreensão universal do recurso.

Porém, mais importante que saber fazer citações, é saber como e quando empregá-las. Antes de decidir que material será citado, observe de que modo ele dialoga com sua argumentação. Citações não devem representar redundâncias dentro do seu texto (para que ele não fique repetitivo) e também não devem ser a conclusão de sua argumentação, visto que isso pode ofuscar o fator de inovação de seu trabalho. As citações têm como objetivo ajudá-lo a sustentar seu argumento e a explicar suas premissas teóricas, e você pode tanto concordar com o conteúdo citado como contrapô-lo, desde que isso se justifique em sua argumentação. Para os que desejam citar uma entrevista, elas são um material interessante principalmente se forem conduzidas por você com um especialista no assunto sobre o qual você pesquisa, e de preferência explorando uma argumentação inédita ou pouco debatida. Estes aspectos contribuirão bastante para enriquecer a estrutura do seu artigo acadêmico.

Identificando fontes e métodos

Para citar uma entrevista, em primeiro lugar é importante sinalizar sua fonte (tanto na bibliografia quanto no corpo do texto, para localizar seu leitor), indicando se a mesma foi conduzida por você e, caso tenha sido, qual a forma de realização (pessoalmente, via e-mail ou outras formas) e a data m que ocorreu. Se a entrevista for conduzida pessoalmente, procure gravar o áudio, do contrário, não faça citações diretas em seu texto para não correr o risco de “colocar palavras na boca” do entrevistado. Caso a entrevista tenha sido apresentada por algum veículo de comunicação, é preciso citar na bibliografia além do nome do entrevistado a fonte (canal, programa e entrevistador que realizaram a entrevista, bem como seu título, caso haja um), a data da realização da entrevista e a data de acesso ao material (caso disponibilizada em algum tipo de arquivo multimídia, online ou não).

No caso de pesquisas de coleta de depoimentos de populares, os mesmos precisam ser identificados e precisam autorizar a divulgação do material. Estas ressalvas só não se aplicam nos casos em que se trate de aferimento de opiniões genéricas com dados apresentados quantitativamente (ex: 60% dos entrevistados responderam sim e 40% responderam não).

Apresentação na estrutura do texto

No corpo do texto, a entrevista aparece como qualquer outra citação, apresentando-se em duas modalidade básicas: direta e indireta. A citação direta costuma ser mais utilizada no caso da entrevista porque implica na transcrição da fala do entrevistado, acentuando o tom factual. Nestes casos, toda a fala transcrita é apresentada entre aspas, sinalizando a fala de terceiros, e a indicação da fonte vem em seguida, entre parênteses. Já nas citações indiretas (de entrevista ou outros enxertos de texto) o autor sintetiza com suas palavras o que foi dito por outro autor ou pelo entrevistado, indicando entre parênteses a fonte original daquela argumentação. É importante ressaltar que, pelas normas da ABNT, citações diretas de mais de três linhas devem ser destacadas do corpo do texto com recuo de 4 cm da margem esquerda e letra menor que a do texto seguida da indicação da fonte, porém sem a utilização de aspas. Pensando nessas variáveis, planeje bem as forma de fazer as citações para valorizar aquilo que seu conteúdo traz de inovador.

Anterior
Como criar gráficos, diagramas ou imagens com precisão num artigo acadêmico
Próximo
Periódicos de acesso livre representam uma ameaça a publicações acadêmicas mais antigas

Escreva seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *