Próximos passos após a aceitação de um artigo científico

Muitas vezes a preocupação do pesquisador encontra-se na etapa de aceitação do artigo científico pela revista escolhida. Entretanto, muitos não sabem as etapas que ocorrem após a aceitação do artigo e o que deve ser feito.

Após a aceitação, o escritório editorial encaminha os materiais para a editora, onde o departamento de produção transforma os arquivos do manuscrito em um artigo. Tais arquivos estão disponíveis para análise do autor antes da publicação online ou impressa para a maioria das revistas.

articlesptDependendo da política de reprodução de cor do periódico, os autores podem, inicialmente, ser notificados pelo departamento de produção e uma estimativa de custos associados com a impressão das figuras em cores será dada. Após a edição de texto do artigo para se adequar ao estilo, verificação da gramática, da nomenclatura e dos códigos de marcação adequada, o tipógrafo produz provas das páginas e notifica o autor através de um e-mail de que as mesmas estão disponíveis para visualização. Isso geralmente ocorre entre três a seis semanas após o manuscrito chegar no escritório de produção de uma revista.

É de responsabilidade do autor rever as provas e marcar todas as correções necessárias. É esperado que os autores façam apenas as correções essenciais, marcando todos os erros de acordo com as diretrizes apropriadas. Para garantir a correta interpretação das correções, é essencial prestar atenção e utilizar a pontuação correta. Os autores devem verificar se há alguma dúvida do editor para responder. É importante ressaltar que esta pode ser a única oportunidade de rever as provas antes da publicação.

Os autores devem encaminhar suas questões aos membros da equipe indicados na página inicial de cada revista. O editor de produção de cada periódico tem o prazer de ajudar, tanto quanto possível, e é a pessoa mais familiarizada com as exigências de cada publicação individual.

Cada revista tem um calendário diferente. O calendário do processo de revisão está inteiramente nas mãos do escritório editorial, e cada revista tem uma forma de tratar o artigo científico original que irá impactar a capacidade do editor de produção para prepará-lo para publicação.

Uma vez que todas as correções foram comunicadas ao editor de produção, e se o editor deu aprovação (isso depende da política específica de cada periódico), o editor de produção organiza para que o artigo científico seja corrigido e posteriormente postado em um site ou enviado para a impressão.

Por conta de ser um processo não muito conhecido pelos pesquisadores, muitos não sabem como efetuar essa última revisão. Por conta disso, procuram empresas especializadas que oferecem Serviço de Revisão de Inglês para Pesquisas Científicas e Serviço de Suporte à Publicação.

Referências:

Anterior
Dicas para elaborar um bom projeto de pesquisa
Próximo
Terminologia médica em pesquisas

Escreva seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *