17

Como responder aos comentários do revisor

Escrever artigos é sempre um dilema pra todos os mestrandos ou doutorandos e a parte mais temida no processo de submissão dos mesmos é a resposta do revisor do periódico escolhido. Não deveria ser surpresa para qualquer pessoa que submete um artigo científico para publicação que o editor e vários revisores quase sempre acharão problemas ou desejarão ver mudanças no mesmo. É uma parte normal do caminho para publicação. Os pesquisadores não podem controlar o que os revisores dizem, mas muitos levam tais revisões para o lado pessoal.

É extremamente raro um artigo científico ser aceito sem qualquer necessidade de revisão. É trabalho tanto do editor quanto do revisor se certificarem, em nome da revista científica, de que o artigo é cientificamente sólido, factual, claro, completo e original. Para fazer isso, esses indivíduos devem frequentemente apontar o que está errado com o artigo. Entretanto, muitos pesquisadores acabam aborrecidos com isso e acabam respondendo as revisões de forma incorreta. Responder aos comentários dos revisores de uma maneira argumentativa geralmente não ajuda em nada, senão em polarizar a opinião dos editores e revisores contra o pesquisador.

Em cartas de decisão de não aceitação, os editores geralmente mandam uma mensagem sobre quão interessados eles estão em ver esse trabalho novamente. Algumas cartas de rejeição oferecem uma oportunidade para de reenvio do artigo. Ao revisar um artigo, é importante não apenas corrigir as deficiências apontadas pelo revisor, sendo essa pode ser uma oportunidade para identificar qualquer possibilidade de melhoria no artigo.

Após a revisão, é importante que o pesquisador escreva uma carta ao revisor. Tal carta deve ser redigida levando em consideração quatro pontos importantes:

1. Cortesia. É importante começar a carta com um agradecimento pelos comentários e pelo tempo dedicado pelo revisor. Os revisores dedicam um tempo precioso das suas carreiras prestando esse serviço não remunerado;
2. Copiar os comentários do revisor e inserir as respostas depois de cada um deles;
3. Nas respostas, indicar como o artigo foi alterado por sugestão do revisor. Inserir o novo texto entre aspas, se necessário.
4. Indicar modificações adicionais feitas no artigo.

Por conta da dificuldade que muitos pesquisadores encontram de responder tais revisões e de elaborar uma carta de resposta, muitos procuram serviços especializados que os auxiliam em tal empreitada. Atualmente há empresas com profissionais especializados e treinados, as quais oferecem serviços de suporte à publicação e que até mesmo elaboram e redigem a carta ao editor, baseada no artigo e nas críticas que o mesmo recebeu. Tais ferramentas são utilizadas para aumentar as chances de o pesquisador ter seu artigo aceito e publicado sem maiores embaraços.

Baixe aqui um exemplo de carta com respostas aos comentários dos revisores.

Referências:

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]