17

Qual a relevância e implicações do Journal Cited Half-Life?

Embora menos citado que outros índices, o Journal Cited Half-Life é mais uma métrica que possibilita medir o impacto de periódicos acadêmicos na comunidade científica a partir da quantidade de citações recebida por estes. O Journal Cited Half-Life é publicado anualmente no Journal Citation Reports (JCR), do instituto Thomson Reuters, e que fornece informações sobre os periódicos acadêmicos de diferentes áreas de conhecimento.

Como é feito o cáluculo do Journal Cited Half-Life

O Journal Cited Half-Life indica a idade mediana dos artigos que foram citados no ano usado como referência do Journal Citation Reports. Isso significa que metade dos artigos citados de um periódico foram publicados mais recentemente que o Cited Half-Life. Por exemplo: se no JCR de 2011 o periódico X tem uma Cited Half-Life de 14,07, isso significa que os artigos publicados em X entre 2005-2011 (incluindo publicações de ambos os anos) representam 50% de todas as citações a artigos deste periódico em 2011. A tabela de cálculo do Journal Cited Half-Life apresenta dados começando do ano do JCR tomado como referência e retomando os últimos nove anos.

Em linhas gerais, pode-se dizer que o Journal Cited Half-Life é um índice que revela por quanto tempo um artigo continuou sendo citado, o que o classifica como um índice de cálculo de impacto a longo prazo. Por ser um índice que apresenta tendências mais duradouras, a análise dos dados apresentados pelo Journal Cited Half-Life pode ser usada por editores de periódicos para ajustar políticas editoriais que os tornem mais competitivos em determinado nicho. Para fins de análise, é importante salientar também que mudanças drásticas no Cited Half-Life ao longo do tempo podem indicar uma mudança no formato de um periódico.

O Aggregate Cited Half-Life

O Aggregate Cited Half-Life é calculado da mesma forma que o Journal Cited Half-Life e se volta aos mesmos propósitos deste último, ou seja: à análise de tendências de longo prazo. A diferença básica entre os dois índices é que o Aggregate Cited Half-Life toma como referência a quantidade de artigos publicados sobre determinado tema, enquanto o Journal Cited Half-Life produz seu cálculo a partir do número de citações recebidas por periódicos.

Qual índice é o mais importante?

Dada a supremacia do Fator de Impacto para o cálculo da relevância de periódicos, é natural que outros índices sejam a ele comparados para que se possa entender o alcance e importância dos mesmos. No caso da comparação entre Fator de Impacto e Journal Cited Half-Life (o mesmo raciocínio se aplica à comparação entre o Fator de Impacto e o Aggregate Cited Half-Life), estamos diante de índices que servem a propósitos distintos dado o recorte temporal que se propõem a analisar. O Fator de Impacto calcula, de fato, o impacto de caráter mais imediato dos artigos publicados num periódico, uma vez que toma como referência um período de dois anos. Já o Journal Cited Half-Life se propõe a um cálculo médio que abrange o espaço de um década, servindo mais à análise de tendências duradouras e o modo como se desdobraram.

Não por acaso, geralmente periódicos com alto Fator de Impacto possuem baixo Journal Cited Half-Life, e vice-versa. Isso ocorre porque periódicos que apresentam alto Journal Cited Half-Life são geralmente voltados a áreas de pesquisas mais basilares, cujos avanços são mais lentos, enquanto periódicos com alto Fator de Impacto costumam ser dedicados a áreas que apresentam maior volume de inovação em espaços de tempo mais curtos, explorando as novidades nestas áreas. Assim sendo, não se trata de definir qual índice é mais relevante, mas sim de entender o que cada um se propõe a avaliar e o que seus resultados representam em termos análiticos.

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]