17

Por que é importante que seu artigo seja editado por um profissional?

Você se considera um bom escritor? Produzir textos claros, coesos e coerentes não é uma tarefa fácil e está longe de ser dominada pela comunidade acadêmica em geral. Um bom pesquisador pode não ter excelente capacidade para desenvolver artigos, mas problemas desse tipo não devem permitir que os resultados de uma pesquisa sejam prejudicados por uma comunicação ineficiente. Nesse contexto, os serviços de edição de texto especializados em material acadêmico podem ser de grande auxílio.

Vantagens e cuidados na contratação de um serviço de edição

O serviço de edição tem o objetivo de aprimorar a qualidade dos textos. Ao contratar esse tipo de empresa, a pesquisa e a responsabilidade pelos resultados apresentados continua sendo dos autores.

É importante garantir que o profissional contratado seja experiente, competente e especializado no gênero textual em questão. Esse cuidado evita que os resultados e todo o sentido do trabalho sejam comprometidos. Há empresas que disponibilizam em seus sites a formação de seus editores, o que pode facilitar a sua busca. Buscar indicações de colegas acadêmicos também é uma boa estratégia. Outro ponto importante é estar à disposição do editor para esclarecer dúvidas durante o processo.

Publicações em língua estrangeira

No momento de publicar trabalhos em periódicos internacionais, contratar um serviço de edição pode ser um excelente investimento. Editores experientes já reconhecem os principais fatores que são avaliados por revisores acadêmicos e podem identificar as fragilidades do artigo, indicando possíveis aprimoramentos.

Em grande parte das áreas de conhecimento, os periódicos com maior prestígio são os internacionais. Ter um artigo publicado em inglês e em uma revista de renome pode auxiliar no desenvolvimento profissional de pesquisadores. Por isso, ainda que você domine o idioma, a edição especializada do material poderá facilitar o trabalho e prever prováveis correções.

Para quem ainda não domina o inglês, pode ser interessante contratar um serviço de edição com boas referências e depois pedir que algum colega experiente leia o texto já editado para garantir que o sentido seja mantido ao final do processo.

É importante lembrar também que esse tipo de trabalho tem um custo expressivo, mas optar por orçamentos com valores muito abaixo do mercado costuma não ser um sinal de bons resultados.

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]