17

O que fazer quando você não concorda com a avaliação do revisor do periódico

Muitas vezes, ao submeter seu artigo científico a um periódico, o pesquisador recebe de volta críticas e opiniões do revisor do periódico em questão. Tais críticas costumam ser referentes ao esclarecimento de alguns pontos, ao questionamento sobre pontos de vista e podem até mesmo oferecer interpretações diferentes da defendida pelo pesquisador. Diante disso, muitos pesquisadores não sabem o que fazer ou como interpretar tais críticas. Afinal, quem são esses revisores e qual é sua relação com o pesquisador? Eles são adversários ou mentores? A interpretação deles é mais válida que a do pesquisador? É necessário fazer todas as mudanças que eles sugeriram?

Primeiramente, com as críticas e sugestões do revisor em mãos, o próximo passo é respondê-las. O desafio em questão é ganhar a confiança do revisor. Se o mesmo identificou problemas com o seu artigo, você pode escolher tomar duas atitudes possíveis:

1) Repensar a sua interpretação sobre determinado ponto de sua pesquisa: Não fique sempre na defensiva, pois isso impede que você veja os pontos positivos de uma crítica construtiva. Sendo assim, se você concordar com a crítica ou sugestão apontada pelo revisor, tente fazer a mudança sugerida, se permitindo olhar o tema por um novo prisma;

2) Decidir não fazer a mudança sugerida: Se escolher esse caminho, é necessário que você explique a sua decisão de maneira clara e convincente, de forma a impressionar o revisor.

Submeter um artigo científico ao crivo de um revisor e receber de volta críticas e sugestões é um ritual acadêmico que deve ser seguido independente da sua notoriedade como escritor. Você nem sempre irá concordar com as revisões, mas tente aprender com elas. Não tenha pressa ao responder uma revisão, mesmo que você tenha urgência na publicação. Seja confiante ao defender suas opiniões e não tenha vergonha de buscar serviços de revisão especializados para auxiliá-lo nesse processo. Muitos pesquisadores buscam serviços especializados de um revisor de textos experiente e, no caso de publicação em periódicos internacionais, o auxílio de serviços de revisão em inglês. Tenha em mente que passar por um processo de revisão é um aprendizado na jornada para a publicação de um artigo científico, e ao passar por esse processo, você irá aprender quais são as melhores ferramentas e métodos para enfrenta-lo. Todo pesquisador de renome já foi inexperiente um dia e recorreu a dicas e serviços especializados para ser reconhecido no meio científico.

Referências:
X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]