17

O que é o GoPubMed e sua importância

A pesquisa na área de Biomedicina acontece entre redes de conhecimento (Networks) de pesquisadores. Websites como Facebook, Linkedin e Xing possibilitam, hoje em dia, o uso para contato pessoal com as Networks. Todavia, os contatos com outras Networks têm que ser pré-estabelecidos pelo próprio usuário.

Para quem não conhece, o GoPubMed é um site que permite não só a busca de artigos científicos, mas fornece estatísticas sobre a sua busca como, por exemplo, qual é o autor que mais publica sobre o assunto (top author), qual o país que mais publica sobre o tema que você está pesquisando, a revista que mais publica e por aí vai. Além disso, oferece filtros na sua pesquisa como “Reviews only” e “Free fulltext only”, entre outros.

O GoPubMed, pela primeira vez, filtra total e automaticamente as Networks necessárias para colaboração entre milhares de publicações científicas no ramo de Biomedicina. Para cada concepção e suas ramificações temáticas, o GoPubMed mostra em forma de hot-topic todos os trabalhos dos melhores pesquisadores e cientistas na área desejada, fazendo, assim, com que o usuário visualize e analise o conteúdo e o trabalho dos pesquisadores selecionados. O GoPubMed possibilita também a busca específica de especialistas e colaboradores. Essa função torna-se importante uma vez que poupa tempo na busca específica de especialistas para a formação de uma equipe temporária, já que a área de pesquisa científica tem um crescimento da especialização cada vez maior.

Untitled

Existem mais de 20.000 entradas para autores com nomes como, por exemplo, Lee S., Smith J. ou Müller C. A solução para o desafio técnico de selecionar semanticamente autores como indivíduos únicos é encontrada no sistema tecnológico de busca, que funciona como um cérebro. O GoPubMed investiga se dois artigos foram escritos pelo mesmo autor através de suas qualidades comuns.

O sistema considera, por exemplo, se o tema escolhido já foi escrito várias vezes por um dado autor, pelos mesmos coautores, na mesma revista ou pela mesma editora. Os temas são semanticamente comparados entre si no Banco de Informações. Quanto mais a concepção entre dois artigos for semelhante, menor é a distância semântica entre eles, e maior é a possibilidade dos artigos terem sido escritos pelo mesmo autor. Este procedimento proporciona uma qualidade de busca impressionante. Se o sistema contiver erros, os próprios autores poderão efetuar as correções necessárias.

O GoPubMed é um passo fundamental para se encontrar facilmente informações complexas e interligadas. O princípio semântico de busca é mundialmente único e exclusivo. Muitos pesquisadores estão entusiasmados com esse desenvolvimento. Trata-se de uma ferramenta muito útil para quem escreve muitos artigos.

Referências:

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]