17

Ferramentas que auxiliam a pesquisa

A Internet pode ser o sonho de um pesquisador que se tornou realidade. Ao navegar na Internet, diferente de explorar as prateleiras de uma biblioteca, você pode acessar informações sobre temas aparentemente ilimitados. Além disso, catálogos online estão disponíveis em muitas bibliotecas para ajudar os pesquisadores a localizar livros impressos, revistas, documentos governamentais e outros materiais.

Entretanto, provavelmente o maior obstáculo enfrentado pelos pesquisadores na Internet é justamente o amplo acesso a uma grande quantidade de informações com o simples clique do mouse.

Com o potencial da Internet como ferramenta de pesquisa, os orientadores devem instruir seus orientandos sobre as estratégias mais eficazes para se filtrar uma quantidade muito grande de informações e como organizá-las. A busca de recursos de confiança pode ser tanto esmagadora quanto e algumas orientações simples podem facilitar muito o processo de pesquisa.

Mas por onde começar? Inicialmente, tudo começa com um plano e esse plano começa com um esboço. Este é o primeiro passo e uma das partes mais difíceis. Às vezes pensamos que o que precisamos fazer é apenas começar a pesquisar. Entretanto, sem uma direção definida, podemos demorar muito mais tempo e nos deixarmos levar por distrações, o que pode ser frustrante. Ter uma ideia do que você quer cobrir permite que você ajuste o que você pretende pesquisar e garante que você permaneça dentro do escopo da tarefa.

Tendo esse primeiro passo em mente, existem diversas ferramentas que podem auxiliar o autor no processo de pesquisa. É claro que tais ferramentas podem variar dependendo da necessidade do pesquisador. Entretanto, existem algumas ferramentas gerais que devem ser tratadas como as melhores amigas de um pesquisador. São algumas delas:

Evernote, Springpad ou OneNote – Reúna toda a sua pesquisa em um só lugar

Essas três ferramentas desempenham a mesma função e a escolha de uma depende do gosto de cada um. O importante é que todas elas são programas que compilam todas as suas informações a partir de artigos da web, fotos de páginas de um livro ou revista, em pensamentos e notas que você pode organizar para ajudar na escrita de seu artigo.

Zotero – Coletar, organizar, sincronizar e compartilhar suas informações

Zotero é outra ferramenta que tem sido muito usada por usuários do Firefox há algum tempo. Ela fornece integração com diversos sistemas, programas e navegadores e permite que o pesquisador possa organizar, sincronizar e até mesmo compartilhar as suas informações de pesquisa.

Blocos de notas digitais – possibilidade de anotar rapidamente suas ideias, sem se perder

Às vezes, mesmo usando um serviço como o do Evernote ou OneNote, você pode apenas querer fazer rapidamente uma anotação. Vários sites oferecem serviços de anotação digital para que você possa anotar suas ideias sem precisar se inscrever. É um serviço rápido, prático e que não requer a instalação de nenhum programa.

Diante das ferramentas apresentadas, você, como pesquisador, deve se fazer as seguintes perguntas: Quais são seus pensamentos sobre o processo de pesquisa? Você costuma procrastinar ou faz tudo antes do previsto? Quais as ferramentas mencionadas que você achou úteis para a sua pesquisa? Como você acha que as dicas e ferramentas mencionadas neste artigo vão ajudar em seu próximo projeto de pesquisa?

Tendo isso em mente, é hora de começar a testar as ferramentas e ver quais se adequam melhor às suas necessidades. Pesquisar é uma tarefa difícil o suficiente sem ferramentas que auxiliem a coletar, guardar e organizar suas informações. Por que tornar mais difícil do que tem que ser? Use essas ferramentas de pesquisa em seu próximo projeto de pesquisa e eu garanto que você não vai se decepcionar.

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]