17

Como ter seu artigo científico bem classificado em um periódico

Atualmente, além de ser necessário ao pesquisador escrever um artigo científico de qualidade, o mesmo deve também atentar para os requisitos buscados pelos periódicos científicos e o critério de classificação usado por eles, para que esteja preparado no momento em que submeter seu trabalho ao crivo de um revisor.

Quando um artigo científico é submetido a um processo de análise por um periódico, três resultados podem ocorrer:
1) Ser aceito;
2) Ser aceito com modificações;
3) Ser rejeitado.

Sendo assim, é importante estar um passo à frente dos revisores, tendo em mente os critérios usados na avaliação dos artigos. São cinco os principais critérios utilizados e os mesmos serão listados abaixo:

1) Critério Metodológico: o revisor avalia se o pesquisador foi capaz de encadear sua pesquisa de forma consistente, relacionando suas conclusões com os objetivos que propôs.
2) Critério de Aprofundamento Teórico: o pesquisador deve ser amplo conhecedor da bibliografia sobre o tema. Não basta pesquisar em alguns artigos escolhidos a esmo. A bibliografia usada no trabalho deve ser fruto de uma classificação pensada e cuidadosamente executada.
3) Critério de Redação e Normalização: apesar de parecer óbvio que o pesquisador necessite revisar seu texto e adequá-lo às normas de formatação exigidas pela comunidade científica, muitos deles, por estarem muito envolvidos com a pesquisa e atarefados, esquecem essa etapa tão importante e correm o risco de terem seus artigos rejeitados.
4) Critério de Originalidade: este critério é obrigatório no momento de avaliação e classificação de artigos em periódicos. É um dos requisitos mais importantes para se escrever um artigo científico. O pesquisador pode se basear no trabalho de terceiros para escrever sua tese, mas deve ser original quanto ao tema proposto.
5) Critério de Instrumentos de Estudo: esse critério se refere a trabalhos que utilizam estudos de caso ou pesquisas de campo de forma incorreta, seja pela escolha de um grupo pequeno a ser pesquisado, seja pelo instrumento de avaliação ter sido mal elaborado.
6) Critério de Aspectos Éticos: um dos mais importantes critérios, onde o pesquisador deve evitar expressar preconceitos ou cometer ofensas.

Levando previamente tais critérios em consideração, o pesquisador estará melhor preparado para submeter seu artigo científico ao crivo dos revisores. Entretanto, muitos pesquisadores não se sentem confiantes de fazer tais avaliações sozinhos. Por conta disso, muitos deles procuram serviços revisão especializados em preencher os critérios para textos acadêmicos, inclusive oferecendo serviços de revisão em inglês para aqueles que desejam publicar seus trabalhos em periódicos internacionais.

Referências:

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]