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Como escrever um bom resumo de pesquisa

Artigos acadêmicos costumam ser precedidos por uma seção denominada resumo na qual se encontra a síntese da pesquisa apresentada. O objetivo do resumo é guiar a leitura daqueles que se interessam pelo trabalho de pesquisa e atrair a atenção de outros pesquisadores para o trabalho apresentado. Diante do crescente número de trabalhos produzidos no meio acadêmico, resumos se tornaram uma peça fundamental para triagem de pesquisas para fins de levantamento bibliográfico e até mesmo seleção de trabalhos para publicação e apresentação em eventos. Por isso mesmo escrever um bom resumo é uma habilidade que deve ser dominada por pesquisadores tanto quanto escrever a pesquisa com qualidade.

Qual é a importância do resumo?

O resumo é a porta de entrada de seu trabalho de pesquisa: como artigos acadêmicos costumam ser longos e dotados de certa complexidade, cabe ao resumo apresentar a pesquisa ao leitor, oferecendo uma visão geral sobre o que ele encontrará no artigo. Um bom resumo pode ser convidativo inclusive para aqueles que possuem apenas interesse tangencial em seu trabalho de pesquisa, mas fiquem interessados em ler todo o artigo uma vez que sua atenção seja despertada pelo resumo. Já um resumo mau escrito pode confundir seu leitor e fazer com que aqueles cujos interesses sejam contemplados por sua pesquisa não a leiam por entenderem que a mesma não dá conta do que procuram. Além de ter o objetivo de atrair a atenção de outros pesquisadores para seu trabalho, um bom resumo se presta a facilitar a pesquisa no meio acadêmico. Buscas em ferramentas online ou bases de dados através de palavras-chave produzem um sem fim de resultados, logo, pesquisadores possuem o árduo desafio de triar aquilo que lhes interessa e será útil neste mar de conteúdo. Por isso o mesmo esforço e atenção necessários para escrever um bom resumo que dê conta dos principais pontos de seu trabalho de pesquisa deve ser demandado na escolha das palavras-chave de seu artigo, que, preferencialmente, devem aparecer em seu resumo também.

Escrevendo um bom resumo

Uma das maiores dificuldades em escrever um resumo começa no pouco espaço que se tem – geralmente entre 150-200 palavras – para sintetizar de forma clara e atrativa o conteúdo desenvolvido em muitas páginas. Para não se perder, siga a seguinte estrutura, que dá conta das principais etapas e aspectos de seu trabalho:

  1. Relevância do tema da pesquisa para sua área de conhecimento e por que você escolheu investigá-lo (problema de pesquisa);
  2. Em que fontes você se baseou para fundamentar seu processo (metodologia)
  3. Quais foram suas descobertas (resultados)
  4. Quais as implicações de suas descobertas (conclusão)

Havendo espaço, e a depender da centralidade deste aspecto para a compreensão de sua pesquisa, cabe também relatar brevemente de quais hipóteses você partiu para conduzir o estudo. Ao escrever o resumo, você deve presumir que seu leitor não possui nenhum conhecimento prévio sobre sua pesquisa e por isso deve ser o mais didático e claro sobre as referidas etapas – se possível, evite o uso de acrônimos e jargões no resumo, a não ser que haja espaço para explicá-los. Nesta etapa de apresentação de sua pesquisa, deixe de lado afirmações explícitas sobre a relevância da mesma: o resumo deve ser uma síntese da pesquisa e de seu processo, logo, a relevância do artigo deve num primeiro momento ser presumida pelo leitor a partir destas informações. Quanto à forma, o resumo deve ser escrito num tempo passado, visto que você está falando de um trabalho já concluído. Além disso, como você está falando de um trabalho que realizou, escreva as frases na forma ativa, e não na passiva. Por fim, para facilitar o árduo trabalho de síntese no qual consiste a escrita de um bom resumo, procure fazê-lo assim que terminar de escrever a pesquisa pois as informações ainda estarão “frescas” em sua mente, o que contribuirá para facilitar o trabalho. Já que seu resumo será o ponto chave para que outros pesquisadores encontrem sua pesquisa e se interessem por ela, dedique um tempo extra para fazê-lo com calma e atenção e revise-o bem antes de submeter o artigo. Melhor ainda: peça a alguém próximo a você que não tenha conhecimentos específicos sobre sua pesquisa para ler seu resumo e dizer-lhe o que entendeu de seu trabalho a partir dele.

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