Como elaborar uma seção experimental

11 April 2014  |  Postado em Dicas para Autores, Mundo Editorial Científico, Textos Acadêmicos   |  Sem Comentário  |  Faça um Comentário

A seção experimental é uma parte essencial em um artigo científico, embora não receba tanta importância quanto a seção de Discussão. Entretanto, muitos pesquisadores se deparam com uma grande dificuldade em escrever essa parte dos seus trabalhos, pois nela devem sintetizar os experimentos e estudos de caso realizados durante a pesquisa.

A seção experimental é importante, pois a descrição de experimentos em detalhes permite que outras pessoas interessadas possam repeti-los em suas obras. Sendo assim, o pesquisador deve estar ciente de que seu trabalho científico será repetido e citado por outros pesquisadores. Se um trabalho não pode ser reproduzido, a razão pode se dar porque não foram fornecidas informações suficientes e essenciais na seção experimental.

Sendo assim, é muito importante ter em mãos todas as anotações realizadas durante os experimentos e pesquisas. Mesmo as pequenas anotações e ideias podem ser úteis para descrever o experimento. Uma ideia nova é uma descoberta muito importante no meio científico e pode ser uma grande contribuição para a comunidade científica.

Em relação à escrita, o pesquisador deve fornecer informação suficiente para a compreensão clara do experimento realizado. Estas informações podem incluir o princípio da nova instrumentação, o aparelho e os equipamentos utilizados, a maneira como o pesquisador configurou a instrumentação, dentre outros. O pesquisador deve ter em mente que uma nova instrumentação ou ideia é algo difícil de ser compreendido por outras pessoas e, portanto, a riqueza de detalhes é essencial. Por conta disso, a descrição é muito importante para que outros possam compreender a pesquisa realizada e reproduzi-la, se necessário.

Além disso, o pesquisador pode construir um parágrafo de discussão na seção de discussão para sua instrumentação. A razão para isso é simples: seu experimento traz uma nova contribuição para a comunidade científica. Sendo assim, esse experimento pode ser adotado por outros pesquisadores em pesquisas futuras ou pode ser aplicado e desenvolvido de forma prática por empresas ou outras instituições (dependendo do assunto da pesquisa). Por conta disso, em tal parágrafo o pesquisador deve fornecer os resultados obtidos pelo novo experimento. Ele deve também discutir esses resultados em termos de desempenho do experimento.

Entretanto, apesar de ser uma parte importante na pesquisa, muitos pesquisadores tem dificuldades em sintetizar sua longa pesquisa, de forma clara e concisa, em uma seção do artigo científico. Por conta disso, muitos procuram empresas especializadas na publicação de artigos científicos. Tais empresas possuem profissionais treinados que oferecem serviços de suporte à publicação e serviço de revisão por pares, para que o pesquisador possa entregar um trabalho de qualidade à revista científica escolhida.

Referências:

Anterior
Manuscritos não solicitados
Próximo
Como usar imagens e gráficos da maneira correta

Escreva seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *