Dicas para elaborar um bom projeto de pesquisa

O projeto de pesquisa é o planejamento detalhado de uma pesquisa que se pretende realizar. Além de facilitar o trabalho e antecipar dificuldades, o projeto proporciona ao pesquisador a chance de ver a sua pesquisa como um todo antes mesmo de começá-la. A grande maioria dos cursos de pós-graduação exige um projeto já no seu processo seletivo. Sendo assim, o projeto de pesquisa é o primeiro passo para o pesquisador ter sua pesquisa publicada e o mesmo deve ser feito de forma correta.

O êxito de uma pesquisa depende fundamentalmente de certas qualidades intelectuais e sociais do pesquisador, entre as quais estão:

  • Conhecimento do assunto a ser pesquisado;
  • Curiosidade;
  • Criatividade;
  • Integridade intelectual;
  • Atitude autocorretiva;
  • Sensibilidade social;
  • Imaginação disciplinada;
  • Perseverança e paciência;
  • Confiança na experiência.

Cada programa de pós-graduação e agência de fomento possui seu próprio modelo de projeto de pesquisa. Entretanto, existem alguns pontos que podem ser considerados comuns a todos. São eles:

1. Introdução e justificativa
Neste item deve-se introduzir ao leitor, mesmo que leigo, o assunto, mostrar a ele os problemas e convencê-lo da importância e da relevância do trabalho.

2. Objetivos
Em geral, o primeiro e maior objetivo do pesquisador é o de obter uma resposta satisfatória ao seu problema de pesquisa.

3. Hipóteses
Uma hipótese é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada, constituindo uma suposição admissível.

4. Revisão da literatura
Na revisão da literatura deve-se mostrar o famoso “estado da arte”, ou seja, o que existe na literatura a respeito deste problema.

5. Material e métodos
Aqui devem ser listados todos os procedimentos, materiais, equipamentos e métodos necessários para testar as hipóteses e cumprir os objetivos.

6. Cronograma
Com base na metodologia, faz-se necessário fazer o planejamento ao longo do tempo.

7. Referências bibliográficas
Tudo aquilo que não é de autoria do pesquisador deve ser devidamente referenciado por meio de paráfrases e listado nas referências, caso algum outro pesquisador ou consultor queira ter acesso à obra citada.

8. Título
Apesar de ser o primeiro item a ser lido em um projeto, recomenda-se escrevê-lo no final, quando se tem uma visão mais abrangente do projeto.

Apesar do projeto ser apenas uma parte da pesquisa, este é o “cartão de visitas” que o pesquisador entrega sobre sua pesquisa, e o mesmo cria expectativas de como a mesma será. Sendo assim, tal projeto deve ser muito bem elaborado para causar boas impressões. Por conta de ser uma etapa muito importante na elaboração de um artigo, muitos pesquisadores procuram serviços especializados para auxiliá-los nessa e em outras etapas. Há empresas cujos profissionais treinados oferecem serviços de suporte à publicação e, caso o pesquisador deseje publicar seu artigo em periódicos internacionais, serviços de revisão de inglês e tradução / versão de manuscritos acadêmicos e científico.

Referências:

http://lemire.me/blog/rules-to-write-a-good-research-paper/
http://www.slideshare.net/lemire/write-good-papers

Anterior
Autocorreção de um artigo científico
Próximo
Próximos passos após a aceitação de um artigo científico

Escreva seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *