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Pesquisa: Planejar É Preciso

De acordo com o dicionário, “pesquisa é um conjunto de ações que visam a descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área”. O termo descobrir, nos induz entender que, como pesquisadores, iremos lidar com o inédito, ou ainda, agregar novas informações a algo existente. Seja qualquer um dos feitos, a pergunta é por onde vamos começar? Pelo planejamento, é claro!

Pesquisa é um tarefa árdua, que requer tempo, paciência e dedicação. Embora, todos esses requisitos sejam garantidos, ainda podem existir uma série de fatores que podem destruir ou contribuir com o sucesso. O planejamento serve justamente para isso, prever as condições adversas e definir quais serão os caminhos que devem ser tomados para que tudo der certo e, por fim, defender a dissertação/tese.

Ao traçarmos um plano, temos o recurso de visualizar e analisar: por aqui vou ter dificuldades e talvez não alcance o resultado desejado, mas por ali, tenho mais chances de sucesso!

Segue alguns fundamentos e dicas para o planejamento de uma pesquisa:

  • Quando você estiver pronto para começar a pesquisa, pare e planeje em primeiro lugar. Com isso, você vai poupar tempo, dinheiro e frustração.
  • Este guia é um relato baseado em minhas experiências como um historiador. Sendo assim, poderá ser diferente para outras áreas. Mas isso pode servir como um guia e no final poderá atender às suas necessidades.
  • Reunir informações sobre todos os locais possíveis de investigação. Faça folha informativa sobre cada um com:

Localização

Horário

Lista de itens para ver

Instruções

  1. Requisitos especiais da organização em particular
  2. Número de telefone / e-mail para confirmar alguma informação acima, qualquer coisa que você não possa encontrar na internet.
  3. Também pergunte qual o horário ou período de trabalho.
  4. Também pergunte se os horários ou fechamentos correspondem ao website.

Requisitos para a inscrição

Repita esse processo para cada organização.

Para aqueles que não necessitem realizar visitas para suas pesquisas, apenas organizem quais informações são necessárias para sua pesquisa e caso seja, possível, organize essas informações em ordem de prioridade. No final, você pode encontrar dados que não serão necessários ou relevantes para sua pesquisa.

  • Crie um sistema organizacional
  1. No computador, crie um pasta separada para cada local,
  2. Salve o documento informativo em sua pasta apropriada
  3. Coloque todas essas pastas em grande pasta chamada “Planejamento de Pesquisa”
  4. Obtenha um portfólio com os arquivos. (caso necessite de dados físicos)
  5. Etiquete os arquivos com os mesmos nomes das pastas do computador.
  6. Imprima documentos informativos e coloque em arquivos apropriados.
  7. O sistema organizacional digital e impresso deverão ser idênticos.

Se todas as informações que necessita estão disponíveis virtualmente, sua parte de organização das informações se encerram na seleção das pastas.

Por mais que isso pareça simples, tive experiências na qual perdia muito tempo por ter dificuldade de encontrar os arquivos para análise, pois todos estavam acumulados em uma mesma pasta e sem identificação apropriada.

  • Em paralelo você poderá executar a parte teórica.

Sendo assim, faça a divisão de suas atividades dedicando parte do seu tempo para teoria e o planejamento da coleta de dados.

Para mais dicas sobre como escrever um artigo científico, confira o texto “ ”.

E se sua pesquisa demanda viagens…

  1. Crie um orçamento para cada viagem potencial
  2. Crie um orçamento de viagem da pesquisa abordando cada artigo separado.
  3. Salve cada orçamento no computador, na pasta apropriada.
  4. Imprima cada orçamento e coloque no arquivo apropriado.

Esse procedimento é necessário para aqueles que vão pedir reembolso na universidade ou instituição de pesquisa.

Mas se você tem tempo e dinheiro para visitar a todos? Ótimo! Caso não, opte por aqueles que poderão lhe trazer mais resultados. Apenas não se esqueça de mencionar as limitações da sua pesquisa.

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