Motivos para publicar resultados negativos

17 October 2013  |  Postado em Mundo Editorial Científico, Pensando em Submeter seu Artigo?, Produção Científica Mundial   |  Sem Comentário  |  Faça um Comentário

Todas as pessoas já tiveram experiências com resultados negativos nos mais diversos domínios de suas vidas. Estes podem acontecer não só na vida pessoal como também na vida profissional, e a assimilação destes resultados pode mudar a forma como cada um planeja o seu futuro. Qualquer pesquisa científica, como qualquer atividade humana, está sujeita a erros. Podem ser erros devido a descuidos do pesquisador, problemas com equipamentos, ou simplesmente por causa de especificidades dos sujeitos da pesquisa. Mas a grande dúvida que paira entre os pesquisadores é se tais resultados devem ser publicados em um artigo científico.

negative-dataO “viés de publicação do positivo” preocupa há décadas diversos pesquisadores. Partindo da ideia de que a comunidade científica só pode aprender com os resultados negativos se os dados forem publicados, existem alguns periódicos científicos que investem na publicação do que não deu certo em diversas áreas. Tais periódicos têm como premissa a concepção de que o suposto “fracasso” é tão importante na ciência como em outros aspectos da vida, e que o progresso científico não depende apenas das realizações de indivíduos isolados, mas requer colaboração, trabalho em equipe e comunicação aberta com todos os resultados, sejam eles positivos ou negativos.

Uma maior publicação de resultados negativos também pode contribuir para uma apreciação mais realista da natureza científica. O público em geral e até mesmo os cientistas, por vezes, parecem não considerar que as investigações científicas raramente resultam em descobertas perfeitas de “verdades” sobre o mundo. Pelo contrário, o trabalho científico frequentemente é baseado em métodos com limitações reais, modelos imperfeitos e hipóteses com base em premissas incertas.

Além disso, não se pode esquecer que a tentação de distorcer ou camuflar dados aumenta num ambiente de pesquisa como o dos dias atuais: cada vez mais competitivo, onde a publicação de conclusões específicas e pontuais tem mais visibilidade, em que o progresso das carreiras depende da frequência e da qualidade de citações. Isso contribui para uma situação em que os dados que confirmam uma hipótese podem ser percebidos como algo mais positivo e receberem mais citações do que os dados que geram mais dúvidas e questionamentos.

Por conta disso, é necessário ao pesquisador ter coragem de publicar seus resultados negativos e, por conta disso, muitos recorrem a empresas especializadas que os auxiliem nesta empreitada. Tais empresas possuem serviços de suporte à publicação e serviços de revisão por pares, para que o pesquisador fique cada vez mais seguro ao publicar os seus trabalhos.

Referências:

Anterior
Trabalhos Científicos Mais Citados
Próximo
Quais são os critérios de revisão por pares?

Escreva seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *