O que é o Google Science Communication Fellows Program?

03 June 2013  |  Postado em O Mundo da Ciência   |  Sem Comentário  |  Faça um Comentário

Google

Avanços científicos e tecnológicos estão criando um paradoxo desafiador para a sociedade, um paradoxo do progresso. Avanços nas ciências e áreas técnicas fornecem para nossa sociedade uma enorme capacidade de superar os inúmeros desafios que enfrentamos. Mas esses desafios, em muitos casos, são conduzidos pela escala rápida de expansão das atividades humanas, que são possíveis, em primeiro lugar, pelos avanços na ciência e na tecnologia.

Buscando solucionar os diversos problemas da atualidade, a Google sempre buscou oferecer meios que auxiliassem as pessoas, através de suas ferramentas computacionais e fontes de dados, que podem ser usadas para entender melhor como as pessoas estão procurando, encontrando, usando, discutindo e contribuindo para notícias e informações sobre diversos assuntos.

Por conta disso, em um esforço para promover um diálogo científico mais aberto, transparente e acessível, a Google começou um novo projeto destinado ao uso pioneiro de tecnologia, novas mídias e do pensamento computacional na comunicação da ciência para diversos públicos.

Esse novo projeto irá fomentar o uso de ferramentas digitais para forjar parcerias transversais fortes que se fundem à experiência, sabedoria e habilidades de pesquisadores, cientistas sociais, especialistas em ética, jornalistas, profissionais criativos e indivíduos fora da academia.

Tal projeto recebeu o nome de Google Science Communication Fellows Program e tem como objetivo reunir profissionais que discutirão sobre problemas da atualidade em uma conferência promovida pela empresa. O Google está iniciando esse projeto nomeando 21 parceiros de ciência e comunicação (tradução literal de Google Science Communication Fellows). Esses parceiros foram escolhidos a partir de uma lista de candidatos que continha desde pesquisadores que estão no início da carreira até doutores com Ph.D. de instituições científicas em todo os EUA. Foi difícil escolher apenas 21 pesquisadores de uma lista tão impressionante de cientistas.

Em última análise, a Google optou por cientistas que tinham o maior potencial para se tornarem excelentes comunicadores. Isso significa que a formação anterior em ciência da comunicação, pesquisa em temas relacionados à compreensão do tema proposto e a experiência com abordagens inovadoras e ferramentas de tecnologia para ciência da comunicação influenciaram muito na escolha.

Tal programa da Google começará discutindo questões relacionadas às mudanças climáticas, mas tal iniciativa será a precursora para a discussão de diversos problemas pela comunidade científica. O primeiro programa ocorrerá em junho, na Califórnia, e os pesquisadores participarão de oficinas para discutir o problema proposto. Após as oficinas, será dada aos parceiros a oportunidade para se candidatarem a bolsas para colocarem suas ideias em prática.

Referências:

Anterior
Quais são os melhores periódicos de acesso livre?
Próximo
Como organizar seu caderno de laboratório

Escreva seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *