17

Gerenciamento de Artigos Acadêmicos com o ReadCube

readcubeA inundação sem fim de literatura acadêmica se parece com uma benção confusa. É ótimo que temos cada vez mais informação acessível. Mas não é nada fácil gerenciar, organizar e dar sentido a todos esses dados. O ReadCube é uma ferramenta de pesquisa que pretende ajudar a pesquisadores neste aspecto de seus trabalhos.

O que oferece o ReadCube?

O ReadCube é uma aplicação que roda à partir do seu computador e navegador web. Isto quer dizer que ele usa o seu computador e usa o Google Scholar, PubMed e Microsoft Academics para localizar e baixar artigos. Quais revistas e publicações o ReadCube oferece acesso? Um número significativo, que incluí mais de 100 publicações da John Wiley & Sons, bem como as do Nature Publishing Group. A inscrição no ReadCube é gratuita, entretanto, a leitura dos artigos pode não ser gratuita. A não ser que você seja um assinante, você terá que geralmente pagar uma taxa para alugar o artigo por 48 horas. Mas se você for um assinante, você pode enviar um link para seus colegas pesquisadores pelo ReadCube que permitirá que eles vejam o artigo. As pessoas já possuem suas maneiras de compartilhar artigos, mas o ReadCube faz com que isso seja legal e conveniente.

 

Vejamos o que os nossos especialistas pensam sobre a ReadCube:

William
willian
ReadCube oferece uma variedade de recursos que facilitam a classificação e armazenamento dos artigos em uma biblioteca pessoal. O software aprende sobre as suas necessidades de pesquisa conforme o seu uso do serviço e faz sugestões de artigos a serem lidos. Um avançado recurso em PDF permite que você destaque e faça notas nos artigos e acesse com maior facilidade informações suplementares.
ReadCube é um concorrente de serviços como Sciencescape, que oferecem vários recursos similares. Se você for um assinante dos jornais participantes, estes serviços são provavelmente úteis. Caso contrário não há muita vantagem nisto, já que você não pode baixar a maioria dos artigos sem pagar uma taxa.
Eu fiz o teste do ReadCube, mas não fui muito longe nele. Se inscrever foi fácil, mas quando eu baixei o ReadCube meu programa de antivírus me alertou que o programa era suspeito. Eu o baixei assim mesmo, mas não consegui fazê-lo roda. As observações do Suporte ao Cliente do ReadCube sugeriram que: (1) que eu desligasse meu programa antivírus, ou (2) instalasse o ReadCube por meio de um procedimento complicado que eu optei por não tentar. Eu admito que eu não sou a pessoa mais habilidosa com computadores no mundo. Mas no último mês eu me inscrevi no Sciencescape e não tive nenhum problema para baixa-lo e usá-lo. Com base nisto tudo, eu tenho que dar a vantagem de ser de uso mais amigável ao Sciencescape comparado com o ReadCube.

Doutorado em Química Orgânica
6+ anos de experiência em Escrita Científica e Médica, EU


Stephanie
orchid-6
ReadCube é uma ferramenta que traz um novo dinamismo para trabalhar com arquivos PDF. Este aplicativo oferece diversos recursos organizativos que ajudam aos pesquisadores a gerenciar suas leituras, como a possibilidade de fazer uma pesquisa em todo o texto incluindo as anotações, a personalização da lista de artigos e a importação automática dos arquivos PDF. Enquanto se lê os artigos, os pesquisadores podem destacar partes do texto, fazer observações e notas e clicar em informações de referência aprofundada. O ReadCube também torna fácil encontrar novos artigos com o recurso integrado de busca no banco de dados e cria um fluxo de recomendações personalizadas. Fazer citações também fica mais fácil para escrevê-las e organizar com o suporte de vários estilos, a habilidade de inserir instantaneamente informações bibliográficos de documentos do Word e a capacidade de colaborar com múltiplos autores sem correr o risco de perder dados. Além do suporte para computadores desktop, o ReadCube agora também possui uma versão para dispositivos móveis como celulares e tabletes, facilitando a sua atualização sobre as mais recentes pesquisas. E como serviço Premium os pesquisadores também pode usar do armazenamento sem limites na internet com ReadCubePro, que permite o trabalho através de múltiplas plataformas e dispositivos por uma pequena quantia mensal.
ReadCube possui uma interface fácil de usar que aprimora os PDFs ao fazê-lo mais acessíveis, personalizáveis e conectados.

Mestre em Artes em Estudos Interdisciplinares
6+ anos de Experiência em Pesquisa e Edição Académica, EU

 


Malu
orchid-4
Eu já ouvi falar antes sobre o ReadCube (na verdade, um pouco antes de ter sido lançado) e eu logo pensei “por que alguém precisaria de uma aplicação como essa?”.
Em alguém momento mais adiante, e para ser brutalmente honesta, minha opinião continua a mesma. Eu admito que eu gosto do fato de que você pode compartilhar artigos com seus colegas (por uma taxa, e por um período de tempo limitado), mas mesmo este recurso não me parece tão necessário assim. Quando eu estava ativa com minhas atividades científicas, eu não precisava de compartilhar (ou receber) um artigo com um colega porque ele não possuía o acesso à publicação, e compartilhar o interesse pelo artigo (o que você sempre pode fazer gratuitamente) não era uma opção.
O suporte de várias editoras de grande porte é certamente uma vantagem, porém essa vantagem parece perder sua importância simplesmente pelas dificuldades que que algumas pessoas passam por simplesmente baixa-lo. Por último mas não menos importante, em uma época com um crescente número de publicações de acesso livre, eu não consigo ver uma aplicação ter sucesso baseada no “modelo de assinatura de biblioteca” como o ReadCube.

Doutorada em Biologia
12+ anos de experiência em Ciência e Edição, RU


Timothy
orchid-7
Apesar do hábito de ler como passatempo não ser associado com a literatura científica, os criadores do ReadCube estão promovendo uma abordagem mais sofisticada aos artigos de pesquisa, em um programa de dá um passo adiante da mera utilidade de programas de organização de bibliografia e mecanismos de pesquisa. Apesar do conceito não ser totalmente ruim, os artigos científicos são sempre formatados em um estilo não-narrativo para que a informação possa ser encontrada e coletada sem a necessidade da leitura completa do artigo, e a tradicional escrita acadêmica seca não faz muito para criar alguma atmosfera. Alguns jornais, como a Nature, têm reconhecido que esta abordagem melhora o texto, ao reconhecer o uso da primeira pessoa do plural “nós”, apesar de que no meu restrito conhecimento, pouquíssimos outros estilos de linguagem fizeram concessões no mesmo sentido. Então o que o ReadCube oferece demais? Potencialmente o ReadCube vai facilitar uma nova unidade entre ciências exatas e humanidades ao promover o uso da interface minimalista no estilo dos e-books para a literatura biomédica. Apesar do vídeo promocional divulgar o ReadCube como uma alternativa conveniente a programas de gestão de bibliografia já existentes, o que há de mais atrativo para mim são os recursos que permitem criar um fluxo de transferência e citações e a personalização das recomendações.
O ReadCube pode não limitar sempre o número de cliques necessários para a busca e citação de um artigo, mas isto é vital para ler e organizar as leituras, e isto pode ser tudo que se precisa para encontrar um nicho de mercado entre os programas de gerência de bibliografia.

Doutoramento em Oncologia
12+ anos de experiência em Escrita Científica e Médica, AU

 


Hiroshi
orchid-5
Comparado com seus concorrentes, o ReadCube oferece as seguintes vantagens de: 1) é sempre fácil de acessá-lo; 2) a opção por referências avançadas e PDF; 3) a possibilidade de criar e organizar a sua própria biblioteca; e 4) a maneira prática como organiza os artigos.
O que é mais notável é que o ReadCube oferece todos esses recursos incríveis sem custo algum para o usuário. O ReadCube pode estar seguindo o mesmo caminho de outras empresas de tecnologia de sucesso para adquirir uma grande fatia de usuários e a liderança no mercado, apesar das inevitáveis perdas financeiras.
Comparado com outros softwares com recursos semelhantes, o ReadCube permite que o usuário acesse os artigos off-line. Este recurso é extremamente para pesquisadores que precisam trabalhar em áreas sem acesso à internet.
Apesar de todas estas vantagens, há uma desvantagem: não será fácil para o pesquisador usando outros softwares como Papers ou Mendeley para transferir seus arquivos para o ReadCube, porque ele só oferece a opção de importar arquivos PDF.
Em conclusão, o ReadCube oferece suas próprias vantagens, mas você precisa fazer a sua escolha após uma cuidadosa análise de seus recursos e de outras alternativas no mercado.

Mestre em Ciências, Tecnologia de Informação
11+ anos de experiência de Tradução Inglês-Japonês, Japão


X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]