Como manter-se atualizado em seu campo de pesquisa

03 May 2016  |  Postado em Mundo Editorial Científico   |  Sem Comentário  |  Faça um Comentário

Livros_Revisao

O mundo está cada vez mais complexo e, em questão de semanas, um país pode se desmembrar do outro, uma guerra começar ou acabar e um plebiscito acontecer. Manter-se atualizado é um desafio tremendo. À medida que temos mais pessoas alfabetizadas e consumindo conteúdo, temos também uma maior produção de informações. Parece que nosso conhecimento está sempre defasado. Portanto, a necessidade de filtros é cada vez mais necessária para fugir da superficialidade e não ocupar a mente com uma série de dados inúteis em nosso campo de pesquisa.

Atualmente se manter atualizado sobre o que é publicado em uma área acadêmica é uma tarefa bem menos complicada do que há 15 anos, que envolvia o acesso físico ao periódico e visitas as bibliotecas que tivessem a assinatura do periódico. Por outro lado, a grande quantidade de informações disponíveis hoje dificulta a tarefa de acompanhar o que é produzido em uma determina área.  Diante disso, surge a seguinte pergunta: entre livros e publicações periódicas, qual a melhor fonte de informação?

Primeiramente é preciso fazer uma diferença entre periódicos de caráter científico e outros de teor mais jornalístico. As publicações científicas são direcionadas a leitores acadêmicos e pesquisadores, contêm informações profundas com um arcabouço teórico bem fundamentado. Periódicos não científicos têm linguagem mais popular e objetivam mais a informação que a discussão e contraposição de teorias e dados.

Livros, de maneira geral, trazem ideias que tendem a se perpetuar se comparados a publicações periódicas. Bons livros devem ter informações densas, pois em geral se originaram de bons artigos científicos ou de autores que pesquisaram o assunto por anos a fio antes de enviá-lo ao prelo. Por terem lenta periodicidade de publicação (autores de qualidade dificilmente publicam livros num espaço menor que três anos) devem ser bem fundamentados, sob pena de ficarem desatualizados ou desacreditados muito rapidamente. Livros que valem à pena ser comprados e lidos são obras de referência de autores respeitados (não necessariamente os que mais vendem).

Uma alternativa para manter-se atualizado é realizar essa tarefa de monitoramento dos periódicos através das páginas RSS, também conhecidas como feed, que são disponibilizadas pelas editoras. No topo da página, na aba lista de feed, você encontra uma relação dos periódicos da área desejada que disponibilizam esse recurso e que possuem uma boa classificação no WebQualis da Capes. Dessa forma, para acompanhar o que publicado, é só inserir o feed em um leitor de feeds.

Por conta de encontrarem muita dificuldade para se manterem atualizados, muitos pesquisadores procuram empresas especializadas, as quais possuem serviço de suporte à publicação e, caso o pesquisador deseje publicar em periódicos internacionais, serviço de revisão de inglês de artigos científicos. No final das contas, a melhor opção é incluir em suas leituras e na sua biblioteca um mix entre publicações periódicas e livros e estar sempre atento às novas publicações.

Anterior
Por que é Importante Publicar Resultados Negativos?
Próximo
Como usar imagens e gráficos da maneira correta

Escreva seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *