Como atrair a atenção do leitor para o seu artigo científico

02 March 2013  |  Postado em Dicas para Autores   |  Sem Comentário  |  Faça um Comentário

Uma pesquisa só termina quando os seus resultados são divulgados de forma adequada. Dentre as formas disponíveis de divulgação, o modelo de artigo científico original é o mais eficiente. O fato científico só é materializado com a sua publicação. Sem publicação apropriada não há fato científico. Entretanto, existe o problema da competição para publicar. O número de artigos científicos submetidos aos editores excede o espaço disponível nas revistas. Nessa competição, os melhores textos têm maior probabilidade de serem escolhidos. Surge então a importância de produzir um texto de qualidade superior. Mas quais as qualidades de um bom texto?

Entre as qualidades de um texto científico estão a clareza, a concisão e a exatidão. Outras qualidades muito apreciadas são a sequência lógica de apresentação de fatos e argumentos e a elegância, a fim de atrair a atenção do leitor e até mesmo encantá-lo. Uma forma de produzir textos com as qualidades mencionadas é o próprio autor revisá-lo diversas vezes, ou então solicitar que uma revisão adicional seja feita por outra pessoa que seja competente na correção de textos, como profissionais especializados ou até empresas. Muitos pesquisadores buscam os serviços de empresas especializadas na revisão de artigos científicos, que contam com um time de profissionais que podem fazer a correção do texto em inglês (caso o pesquisador deseje publicar em periódicos internacionais) e oferecem um serviço de suporte à publicação do artigo científico.

O artigo científico original conta a história da investigação, da pesquisa. Um texto deste tipo deve ser coerente, com início, meio e fim. Para tal, é importante fixar um objetivo claro, pois este dará rumo à redação. Quando o assunto versa sobre a escrita, é essencial que o emissor sempre se paute por alguns princípios básicos, tais como, “o quê”, “para quê” e “para quem” escrever. Em se tratando desse último aspecto, o enfoque principal se encontra nele – o interlocutor –, haja vista que dele depende a perfeita compreensão do discurso, pois somente assim a interlocução será efetivada.

Um conteúdo bem escrito irá fazer com que um leitor se agrade com o artigo e leia-o até o final. Um artigo obterá mais valor e reconhecimento quando atrair o leitor para um conteúdo que o interessa e também que o agrade por meio da leitura. Um bom texto também faz com que as pessoas o comentem e recomendem o mesmo de forma espontânea, o tornando assim um conteúdo relevante. Escrever artigos científicos não se trata apenas de agradar o revisor da revista científica na qual se deseja publicar, mas também agradar os leitores e o público final do mesmo.

Referências:
Anterior
Publicar em um periódico especializado ou em um genérico?
Próximo
Plágio em publicações científicas

Escreva seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *