Autocorreção de um artigo científico

Um artigo científico é o meio pelo qual pesquisadores do mundo inteiro divulgam seus trabalhos investigativos. Seu conteúdo deve ser mundialmente original e relevante para a ciência. Há uma série de formalidades a serem preenchidas e o trabalho de revisão é geralmente uma tarefa árdua para muitos pesquisadores.

Diante disso, o pesquisador começa a perceber que seu papel na pesquisa não é apenas o de organizar e colocar as ideias no papel, como também o de revisá-las, de acordo com as normas de escrita acadêmica e com os requisitos pedidos pelas revistas científicas.

picture-243Primeiramente, um artigo científico deve ser denso, pontual, preciso e claro. Técnicas e modelos propostos devem ser completamente validados e provados. A opinião do autor não importa e deve ser deixada de lado. Um bom artigo é bem organizado, simples e direto. Manter um tom sério e profissional no momento de escrever é de extrema importância. A escrita informal deve ser evitada. Piadas, comentários de cunho pessoal e expressões coloquiais não são apropriadas. O propósito de uma escrita profissional é reunir informações de forma clara, sucinta e fluida.

Por conta disso, a autocorreção é um passo importante no processo de escrita. É imprescindível ler o artigo cuidadosamente e diversas vezes, focando em diferentes aspectos em cada leitura. Pequenos detalhes podem ser esquecidos com uma única leitura, por isso é importante a repetição.

Escrever um artigo científico não é muito diferente de produzir uma obra de arte. Qualquer artista precisa de inspiração, ideias originais, conhecimento de técnicas, um conjunto de ferramentas e um meio de divulgação de sua obra. Igualmente, um pesquisador precisa de inspiração, ideias originais (problemas e soluções), conhecimento de técnicas de escrita e um meio de divulgação de sua obra.

Pelo fato da autocorreção ser um passo complexo na elaboração de um artigo científico, muitos pesquisadores, além de analisarem o próprio texto, contam com empresas especializadas nesse tipo de serviço. Tais empresas possuem profissionais treinados na revisão de Inglês de artigos científicos e também na avaliação por pares, caso o pesquisador deseje publicar em um periódico internacional.

Escrever de forma profissional e dentro dos moldes acadêmicos pode ser uma tarefa desafiadora, mas é importante manter um nível de profissionalismo ao se comunicar com o público acadêmico. Sendo assim, não há problemas em buscar ajuda profissional de empresas especializadas em revisão para que o artigo fique o mais profissional possível e seja aceito pela revista desejada.

Referências:

Anterior
Como promover meu artigo científico?
Próximo
Dicas para elaborar um bom projeto de pesquisa

Escreva seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *