17

Como desenvolver um tema de pesquisa

Você quer entrar ou já entrou em um programa de pós-graduação, precisa definir qual será o tema de pesquisa e está perdido, sem saber nem por onde começar? Neste artigo trataremos alguns aspectos básicos, porém essenciais, que certamente irão norteá-lo a eleição de um bom tema. Certas escolhas requerem muita sabedoria, quando temos muitas opções “nas mãos”, nos enchemos cada vez mais de dúvidas.

Para tal definição, existem certos aspectos que devem conhecidos com antecedência. Os códigos-fonte, metodologias e resultados esperados são exemplos de fatores que influenciam. Sendo assim, mesmo que isso demande algum tempo, estude e avalie TUDO que puder, ponha na “balança” as dificuldades e os méritos que a pesquisa poderá proporcionar a você. O curso da sua pesquisa inteira será uma derivada da escolha do tema. Escolha algo proporcione impacto, visibilidade e inovação. Mas, não esqueça um fator importantíssimo, a viabilidade, selecione algo que você tenha habilidade e recursos para desenvolver.

Passos antes de pensar em um tema

Conheça o seu departamento, campo de atuação e linhas de pesquisas (antes de candidatar-se)

a)      Para as escolas americanas: a preparação para exames orais exigirá ler tudo que puder sobre a área, de modo que você possa estreitar ainda mais o foco.

b)      Escolas de estilo europeu, geralmente exigem a finalização de todo o processo de desenvolvimento do tema antes de candidatar-se.

c)       No Brasil, você poderá se candidar para ser aluno especial e procurar entender um pouco mais sobre a linha de pesquisa do professor que mais se aproxima da sua área de interesse. Ter a oportunidade de visitar e entrar em contato com os professores até mesmo antes da candidatura é fundamental até mesmo para obter o direcionamento correto na definição da sua área de pesquisa.

Um vez que seu campo estiver estreito, comece a procurar fontes disponíveis / banco de dados

a)      Humanas: busque artigos relacionados a linha de pesquisa em banco de dados on-line. (Scielo, CAPES, etc).

b)      Ciências Exatas: pense sobre os métodos de investigação, equipamentos, habilidades técnicas.

c)       Antes de iniciar a busca por artigos para o desenvolvimento do seu tema,  lembre-se sempre de utilizar filtros para tornar mais delimitado o seu campo de pesquisa. Sendo assim, comece a delimitar, por exemplo, por ano, palavras–chave, classificação qualis do periódico, etc.

Escolha um conjunto de fontes (ou método / equipamento / especialidade) que irá delinear um tópico para você

Este é o ponto onde eu estraguei tudo. Procurei para qualquer coisa sobre os imigrantes irlandeses do século 19 em Chicago. Eu não sabia especificamente o que eu estava procurando, então eu pesquisei tudo. Meu amigo fez uma escolha melhor: ele decidiu olhar para um conjunto específico de fontes: manifestos de navios e registros de imigração.

a)      Pergunte a si mesmo: o que você pode ser capaz de aprender que você ainda não sabe a partir destas fontes / dados específicos?

b)      Então você talvez acaba de definir o seu tema.

Veja também: Como se preparar para uma entrevista acadêmica.

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]