17

Como fazer paráfrase num trabalho de pesquisa?

Escrever não costuma ser uma atividade das mais fáceis para a maioria das pessoas, e a escrita acadêmica, por suas particularidades, muitas vezes demanda grande esforço do pesquisador. Um dos pontos mais relevantes e críticos da escrita acadêmica parte do princípio basilar do fazer científico de colocar diferentes vozes em diálogo, demandando um texto capaz de articular várias ideias de autores diversos e cuja escrita não é das mais simples. A paráfrase é um recurso que ajuda neste sentido, uma vez que consiste basicamente em adequar o raciocínio de outros autores à linguagem do pesquisador no corpo texto de sua pesquisa.

Por que usar paráfrase

Como dito anteriormente, fazer Ciência de forma embasada consiste em colocar diferentes abordagens e resultados de pesquisa em diálogo para fundamentar os resultados que se pretende apresentar e a paráfrase é um recurso que auxilia bastante a diversificar a estrutura do texto neste sentido. O recurso da citação direta (destacada com aspas) pode e deve ser explorado, mais seu uso em excesso pode fazer com que as partes do texto pareçam destacadas demais de seu conjunto, dificultando a leitura.

Além disso, a mistura entre citação direta e paráfrase ajuda a tornar a leitura mais dinâmica e fluida.

Mas o principal benefício da paráfrase está no efeito que este recurso produz no sentido geral do texto, e não apenas em seu estilo ou fluidez. Isso porque a paráfrase permite que o pesquisador dialogue diretamente com o raciocínio de outros autores e apresente a contribuição de sua pesquisa de modo mais orgânico e claro na estrutura do texto, sem precisar introduzir o corte abrupto que muita vezes ocorre com a inserção de citações diretas.

Como usar

Como todo recurso facilitador da escrita, os benefícios da paráfrase só se fazem presentes no texto quando bem usados, e, tratando-se de uma forma de citação, todo cuidado é pouco ao parafrasear ideias de terceiros. A seguir, alguns dicas básicas sobre como fazer paráfrase num trabalho de pesquisa.

1) Sempre mencione a fonte: Mesmo que não seja uma citação explícita como a citação direta, ainda assim a paráfrase incorre na citação do raciocínio original de outros autores e por isso seu crédito precisa ser devidamente atribuído. A forma de atribuir referência é a mesma da citação direta e este outro recurso pode inclusive ser utilizada no meio do trecho parafraseado caso o pesquisador ache que determinada passagem surte melhor efeito sendo citada diretamente. Neste caso, a questão do estilo da escrita fica a critério de cada um.

2) Comece por um fichamento: Não existe uma regra que determine que determinados tipos de conteúdo se adaptam melhor à paráfrase e outros são melhor apresentados quando citados diretamente. A escolha fica a critério de quem está escrevendo, mas a melhor forma de decidir estas questões é conhecer bem os textos que estão sendo citados. Para isso, um ótimo recurso são fichamentos, que consistem em destacar passagens relevantes dos textos lidos com o acréscimo de comentários que coloquem este conteúdo em diálogo com as suas questões. Assim, ao produzir o texto final do trabalho de pesquisa fica mais fácil transcrever o raciocínio de outros autores com as próprias palavras e já apresentando suas contribuições em diálogo com estas ideias.

3) Paráfrase não é plágio: Como falado no início do texto, parafrasear é colocar em suas palavras o raciocínio de terceiros, logo, se a maior do trecho parafraseado consistir na cópia das palavras do autor original trata-se de plágio e não de paráfrase. Assim sendo, quando houver dificuldade em adequar uma passagem ao seu próprio raciocínio, o ideal é partir para a citação direta – ainda que o trecho seja longo – para não correr o risco de incorrer em plágio.

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]