17

Acesso livre a artigos científicos

openaccessO movimento para acesso livre ao conhecimento científico pode ser considerado como o fato mais interessante e talvez importante de nossa época no que se refere à comunicação científica. Ao mesmo tempo, este movimento representa enorme desafio para a comunidade científica, à medida que, quanto mais amplo o seu sucesso, mais radical será a mudança provocada no sistema tradicional e profundamente arraigado de comunicação do conhecimento científico.

O acesso livre a artigos científicos pode favorecer de modo significativo a produção de conhecimento no mundo. Um estudo norte-americano mostrou que artigos disponíveis na internet sem qualquer tipo de restrição ou necessidade de pagamento são mais citados em outros trabalhos – principalmente de autores de países em desenvolvimento –, o que evidencia seu maior impacto na comunidade científica.

No Brasil, uma iniciativa importante em relação ao acesso livre foi desenvolvida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Portal de Periódicos atende 194 universidades públicas e privadas, centros de pesquisa e órgãos governamentais e permite acesso gratuito a cerca de 13 mil publicações e 126 bancos de dados, sendo seis deles bases mundiais de patentes. O portal pode ser acessado a partir de computadores ligados a essas instituições. Hoje a página recebe 165 mil acessos diários. Em 2008 foram quase 21 milhões de textos completos baixados e 38 milhões de acessos a bases de dados.

No entanto, o acesso livre ainda acontece de forma muito suave, talvez porque seja cedo para apostar no livre acesso como uma forma de negócio rentável. Por outro lado, talvez não haja opção num futuro próximo, pois as revistas vão sentir a pressão das agências de fomento, ou mesmo das comunidades científicas, que podem passar a exigir a publicação do trabalho em acesso livre.

Outras importantes iniciativas que contribuíram para o crescimento do Acesso Livre são: A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, Portal SciELO e o Portal OASIS. Ainda podem ser citadas outras manifestações que dão corpo ao movimento de Acesso Livre no Brasil, como o Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre (lançado em setembro de 2005), além de outros documentos, realização de eventos, cartas e declarações pró Acesso Livre.

Entretanto, mesmo com todo avanço e empenho, é preciso instituir políticas públicas que fortaleçam e garantam o desenvolvimento do Acesso Livre no território nacional. É preciso conscientizar a sociedade da importância da disseminação da informação, de como ela ajuda a promover e a desenvolver o país. Por conta disso, para auxiliar os pesquisadores na tarefa de escolher um periódico de acesso livre adequado, empresas especializadas oferecem serviços de suporte à publicação e serviços de assistência de seleção de periódicos.

Referências:

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]